sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Especial Dia das Crianças: Não esqueça o meu Android.

Olá, pessoal!


Hoje eu venho falar sobre um assunto que tem preocupado muitos pais hoje em dia: a imersão das crianças na tecnologia. É surpreendente a facilidade que elas têm, desde muito cedo, para manusear um celular ou tablet. Há quem diga que as crianças estão ficando mais inteligentes, outros veem com maus olhos essa relação precoce com os eletrônicos. Mas o fato é que todos olham sob a perspectiva de suas próprias gerações. Para minha priminha de dois anos, surpreendente mesmo é a revista (impressa) não ser touch screen.


*Foto: Campanha de divulgação da marca Caloi nos anos 70 e 80.


Pessoas que um dia torceram para “seus pais não esquecerem suas Caloi’s” nos idos anos 80, hoje ficam perdidas diante de seus filhos que pedem um celular de presente no Dia das Crianças. É uma nova geração, uma nova realidade que exige adaptação, mas que também traz consigo muitos benefícios não só para os novinhos. Um smartphone nas mãos de uma criança pode ser muito bem utilizado por ela e pelos seus pais. Por dar acesso à internet, é importante que os adultos estejam atentos aos smartphones, mas as experiências proporcionadas valem o trabalho.
Além dos aplicativos de jogos e redes sociais, que os filhos certamente descobrirão com o tempo, há apps educacionais que podem ser incentivados pelos pais. Nesta reportagem do G1, são apresentados alguns aplicativos que visam contribuir com os estudos. Outros aplicativos, como os listados neste artigo, ajudam os pais a monitorarem não só os passos virtuais dos filhos, mas também os reais (graças ao GPS incorporado ao aparelho). Por essa diversidade de funções, os smartphones tem ocupado um papel crescente em nossas vidas (inclusive, assunto do meu último post), e com as crianças não será diferente.


**Foto: Android presente no mundo infantil.



Mas para concluir, faço uma ressalva: aceitar a realidade tecnológica de hoje, não significa esquecer o que se viveu até agora. Uma das melhores lembranças que tenho da minha infância é de quando aprendi a jogar pião com meu pai. Embora os filhos peçam smartphones de presente e façam bom uso deles, se um dia aprenderem a andar de bicicleta, certamente lembrarão com carinho do momento em que seus pais soltaram o banco e eles andaram sozinhos.
Assim como a criança surpreende com sua facilidade perante o mundo digital, cabe ao adulto surpreendê-la com os encantamentos do mundo offline. Nesse 12 de outubro (e em todos os outros dias do ano) brinque com suas crianças. Ensine como se joga dominó, brinque de carrinho, de boneca, ou tantos outros brinquedos que o oLokal te ajuda a encontrar aqui.


A todas as crianças, um Feliz Dia das Crianças! A todos os pais, tios e avós, também.


*Disponível em <http://2.bp.blogspot.com/-Zxas_vIkwYc/TvN9DLjUXZI/AAAAAAAABdg/W2Gdw9WdZho/s1600/caloi.jpg>. Acesso em Out/2013.
**Disponível em <http://the-gadgeteer.com/wp-content/uploads/2011/07/android-kids.jpg>. Acesso em Out/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário